O Desastre de Chernobyl

Fatos

O Maior e Mais Letal Acidente Nuclear da História da Humanidade.

Entre 25 e 26 de abril de 1986 a história da humanidade mudou. Uma explosão no reator 4 da usina de Chernobyl produziu o maior e mais letal desastre nuclear da história da humanidade.

A quantidade de radiação e elementos químicos liberados na atmosfera foi algo nunca visto antes, e provocou uma reação em cadeia que fez muitas vítimas. Além das pessoas que morreram em virtude da explosão, houve aquelas que faleceram em contato direto com a radiação, logo nos primeiros momentos.

O número oficial de vítimas causa muita controvérsia, porém muitas pessoas tiveram sequelas graves daquele acidente e seus descendentes também.

Vista aérea do reator que explodiu.
Vista aérea do reator que explodiu.

O acidente foi tão grave que, embora não tivesse sido comunicado pelos soviéticos logo nas primeiras horas, foi percebido pela comunidade internacional através das medições que detectaram uma nuvem radioativa misteriosa que se aproximava da Europa.

Tão logo a notícia do acidente ficou conhecida, diversas medidas foram exigidas para conter a radiação e também controlar as contaminações subsequentes.

Os Liquidadores de Chernobyl

Imagem de um integrante do grupo conhecido como: Os Liquidadores.
Imagem de um integrante do grupo conhecido como: Os Liquidadores.

Para tentar conter o desastre, que já era imenso, a União Soviética enviou bravos homens para a área do reator que nunca mais voltariam para casa. Esse grupo que esteve em contato direto com o combustível radioativo incandescente e trabalharam em cima do reator que liberava a nuvem radioativa, ficou conhecido como “Os Liquidadores”.

A radiação era tão forte, que os equipamentos eletrônicos e máquinas disponíveis não respondiam aos comandos remotos e acabavam despencando do teto do reator, ou eram tão pesados, que a estrutura fragilizada pela explosão não conseguia sustentá-los. Por isso, o grupo de liquidadores foi escalado.

Eles foram enviados para uma missão suicida, conter o vazamento de combustível e evitar que ele contaminasse o lençol freático. Esses homens trabalhavam diretamente com níveis radioativos imagináveis e pagaram um preço alto pela sua bravura.

Fotos: Internet

e Se For Verdade?

e Se For Verdade?

Fatos Desconhecidos, Lendas Urbanas, Sobrenatural, Mistérios e Ovnis

Secured By miniOrange