Sociedades Secretas já fazem parte do nosso ideário. Você com certeza já ouviu falar ou leu a respeito dessas sociedades ocultas. Eventualmente até conhece quem faz parte ou já participou de alguma delas. Sua história remonta a séculos atrás, época do domínio da Igreja Católica, que detinha o monopólio do poder sobre os reis e o domínio sobre a informação circulante. As Sociedades Secretas incluíam, também, membros da Igreja em reuniões secretas, onde planos obscuros e promessas de fraternidade e suporte entre os irmãos eram combinados.

Sociedades Secretas - Photo: istockphoto.com

SOCIEDADES SECRETAS: SEUS PODERES E SEGREDOS

Cada uma das Sociedades Secretas possui suas próprias diretrizes, porém nada indica uma competição entre elas. Suas origens diferentes, crenças e rituais distintos não as coloca em rota de colisão. Pelo contrário, seus objetivos de formar uma sociedade diferente e mais homogênea em torno de seus critérios é o que, aparentemente, norteia suas atuações e realizações sociais. Vale Lembrar que as Sociedades Secretas, em geral, não são seitas religiosas, portanto, seus membros podem possuir diversas crenças.

Sociedades Secretas - As 5 Principais

As Sociedades Ocultas mais poderosas, coincidentemente, são aquelas mais conhecidas. Já foram alvo de muitas matérias, livros, documentários etc. Essas sociedades são seculares e sua penetração social é cada vez mais latente. A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma. Você vai entender porque causa tanto fascínio nas pessoas, a possibilidade de haver Reuniões Secretas para decidir sobre o futuro da humanidade. Além disso, segundo as teorias da conspiração, essas sociedades influem diretamente na política, cultura e economia dos países em busca da formação de um Governo Global.

 

Sociedades Secretas:

Maçonaria

Sociedades Secretas - Maçonaria - Photo: istockphoto.com

A Maçonaria é a mais popular de todas as Sociedades Secretas. Nos Sites oficiais de lojas maçônicas é possível encontrar definições sobre o que seria a Ordem, “A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.” Esta é uma das definições encontradas. A Origem da Maçonaria remonta à Idade Média. Seus fundadores eram trabalhadores da construção que se reuniam e acabaram por construir uma irmandade baseada em valores morais.

A adesão de novos membros passava por rígido controle, sendo adotado um sistema de apadrinhamento e escrutínio para, finalmente, aderir à ordem. Além disso, desenvolveram rituais de iniciação e divisão interna da ordem em hierarquia definida e grau de adiantamento. Uma metodologia para para transformá-la em uma grande Irmandade. Começando em Aprendiz, passando por Companheiro e Chegando a mestre (este último, definido por diversos graus até 33, este é o caminho do maçom pela Ordem.

A Maçonaria é real e muito conhecida por suas atribuições e trabalhos sociais. Porém, permanecem um mistério as revelações que são feitas a seus membros mais antigos. Ao que parece, segundo as tradições maçônicas, a experiência, conhecimento e o autocontrole, são requisitos fundamentais para o avanço entre os graus da Ordem e posterior e gradual revelação dos maiores segredos da Ordem.

As especulações se iniciam aí, pois a crença é que esses conhecimentos transferidos através dos séculos, não são apenas conhecimentos filosóficos arrecadados desde o início da Ordem. Mas sim, aqueles conhecimentos a respeito da atuação dessa sociedade secreta nos bastidores da história, ora influenciando acontecimentos ora personagens (alguns maçons), mudando os rumos da sociedade.

Símbolos da Maçonaria

Como toda sociedade secreta, a maçonaria tem seus símbolos:.

  • Esquadro e Compasso

Símbolos da Maçonaria - Esquadro e CompassoEste é um dos símbolos mais conhecidos da Maçonaria. Praticamente todos os símbolos maçons estão vinculados à atividade da construção. A cada uma das ferramentas utilizadas no ofício, desde os primeiros dias da Ordem, são atribuídos significados morais e filosóficos. Esses conhecimentos são transferidos aos membros gradualmente desde a iniciação.

  • A Letra G

Conforme já escrito no início do artigo, as sociedades secretas não eram propriamente seitas religiosas. No caso da maçonaria, a crença em Deus é um dos pilares da Ordem. A Letra “G” remete a GOD (Deus em inglês).

Rituais da Maçonaria

Os Maçons costumam se encontrar em reuniões semanais em seus templos mais conhecidos como Lojas Maçônicas. Também podem ser vistos em reuniões para trabalhos sociais, com referências explícitas à Ordem e também seus membros. Porém o que mais intriga o publico é quanto a seus rituais secretos. Como por exemplo: a Iniciação, Subida de Grau Maçônico, Subida ao Grau 33 da Ordem etc. Além disso, muita controvérsia é encontrada quanto aos assuntos abordados durante as reuniões, visto que não são apenas em torno de celebrações. Também existe uma curiosidade quanto ao que é revelado à medida que o membro da maçonaria sobre de grau.

Além dos rituais das lojas, a comunicação entre os irmãos maçons pode ser considerada um ritual. É feita através de apertos de mãos e sinais, além de palavras que funcionam como senhas e contra-senhas, com exclusividade do conhecimento entre os membros.

 

Sociedades Secretas:

Illuminati

Sociedades Secretas - Illuminati - Photo: istockphoto.com

Os Illuminati têm sua origem na Baviera. Seus membros são parte de uma elite intelectual que foi expandido seus domínios e acabou por abarcar uma grande parte da elite política e econômica global. É a sociedade secreta da qual mais se fala porém aquela que menos se sabe de fato. Pouco existe registrado ou quase nada é documentado. É uma Ordem que se reúne e decide sem deixar vestígios. Não existe sequer uma loja, como na maçonaria, ou uma iniciação e captação de membros.

Acredita-se que os Illuminati não são do tipo que abarcam membros, mas que, simplesmente, passam a cadeira na sociedade secreta como forma de manutenção de poder e como herança. As principais famílias mundiais, a mais ricas, são acusadas de pertencer a essa ordem secreta e fazer reuniões obscuras para determinar caminhos e ações em busca da Sociedade Ideal.

Embora haja algumas tentativas de vincular as diversas Sociedades secretas à Ordem Illuminati, o que há de concreto é que não existe um vínculo factual entre elas. Porém, como já foi explicado, não há conflito também.

Os Illuminati estão presentes em quase todas as teorias da conspiração. Seu poder e influência global é tão forte que atribui-se às decisões dessa sociedade secreta as maiores manobras que mudaram e mudam os rumos da sociedade. Algumas teorias atribuem aos Illuminati o fomento de conflitos para uma hipotética redução da população mundial. Doenças e epidemias não controladas (Algumas famílias supostamente Illuminati dominam os setores farmacêuticos de pesquisa). Manipulação da opinião pública através da divulgação de informação pelos grande canais de comunicação, supostamente a serviço da elite Illuminati entre outras teorias.

Símbolos Illuminati

Os Illuminati possuem muitos símbolos, mas, o principal deles é o olho que tudo vê. Este símbolo esta presente em diversos locais e materiais de alta relevância. É possível encontrá-lo, inclusive, no dinheiro circulante nos EUA. Para as teorias da conspiração essa seria a maior prova da cominação dessa sociedade secreta sobre a  principal economia mundial. Principalmente pelo fato de que o dólar americano é a moeda corrente do mundo dos negócios.

 

Além disso, a simbologia Illuminati estaria presente na cultura, através de capas de disco que apresentam uma pirâmide que projeta seu topo, ou um triângulo com uma figura de um olho dentro, ou até mesmo o olho mais explícito.

Alguns teóricos da conspiração atribuem a imagem mais impactante da doutrina Illuminati como sendo a pirâmide com o topo destacado e o olho que tudo vê. Seria uma relação direta com um segredo guardado a milênios e que os Illuminati teriam conhecimento. Eles seriam guardiões do segredo contido nas pirâmides do Egito antigo. Segundo historiadores, o topo das pirâmides era de uma material especial e não de pedra talhada. Para alguns, as pirâmides se abriam pelo topo, através desse vértice. Haveria muito conhecimento guardado no interior delas que remete, inclusive ao início de toda a civilização.

Quem detiver este conhecimento, em tese, teria o controle sobre tudo pois saberia quais o rumos tomar. Já que passado, presente e futuro estariam guardados e descritos nos materiais dentro das pirâmides. Essa alegoria do olho que tudo vê no topo proeminente da pirâmide, seria a grande chave para o mistério do conhecimento Illuminati.

 

Sociedades Secretas:

Skull & Bones

Sociedades Secretas - Skull & Bones - Photo: istockphoto.com

A Skull & Bones é uma sociedade secreta criada no século XIX nos EUA, no âmbito acadêmico. Desde sua fundação, a Skull & Bones capta seus membros no meio universitário, a título de desenvolver e discutir temas relevantes. Sua estratégia é captar as melhores cabeças ainda no início de sua vida acadêmica, para garantir a profundidade de seus debates e seus segredos bem guardados.

A sociedade Skull & Bones surgiu de outras sociedades e buscou nelas suas diretrizes e seus principais rituais, aperfeiçoando-os. Assim como os Illuminati, os Bonesman (nome dado aos membros da Ordem) são oriundos de uma elite social. Também associados a planos de doutrinação e desenvolvimento de um Governo Global, contam com nomes de peso da política americana.

Segundo as teorias da conspiraçãoSkull & Bonés seria uma sociedade secreta com ramificações em diversos setores da sociedade e política americana. Segundo os conspiracionistas, a é CIA  grande contribuinte ou vetor de realização de políticas discutidas nas reuniões secretas dos Skull & Bones.

Como outras sociedades secretas, Skull & Bones também possui hierarquia, graus de desenvolvimento e julgamento de fidelidade e segredo a respeito de tudo relacionado à irmandade e suas diretrizes e rituais.

Símbolos Skull & Bones

  • Caveira e Ossos
  • Número 322

Rituais Skull & Bones

O ritual de iniciação da Skull & Bonés é realizado com jovens universitários e inclui, entre outras coisas, a proibição sequer da menção ao nome da Ordem. Também incluem uma espécie de teatro que dramatiza assassinatos ritualísticos, apresentação de ossadas de pessoas famosas da história etc. A Skull & Bones também é acusada de guardar em suas sedes secretas crânios figuras históricas.

Entre outros rituais existem relatos de um Mantra da Morte, canto entoado em encontros da Irmandade. Há referências de adoração ao diabo também, além de uso de fantasias durante as reuniões.

Sociedades Secretas:

Ordem Rosacruz

Sociedades Secretas - Rosacruz - Photo: istockphoto.com

A Ordem RosaCruz é uma das mais antigas sociedades secretas. Seu fundador é Rosenkreuz, alquimista e adepto da Cabala. A RosaCruz tem princípios cristãos, como outras sociedades ocultas, porém seu foco é mais esotérico. A principal característica da RosaCruz é sua função. Pouco se tem notícia a respeito de seus membros e suas representações. Mas sua principal característica seria a proteção de conhecimentos antigos.

Seus membros seriam guardiões, a exemplo da maçonaria, de conhecimentos abarcados ao longo dos séculos de existência da Ordem RosaCruz. Entre os conhecimentos protegidos pela ordem e seus membros estaria uma sabedoria antiga a respeito de misticismo, mitologia, cristianismo, cabala, astrologia e muito mais. A combinação dessas sabedorias seria a grande informação protegida pela Ordem RosaCruz, já que a história da humanidade, em diversas ocasiões, se baseou em conhecimento dessas áreas, para promover seus avanços.

A Ordem RosaCruz possui uma fonte de informações bastante eclética e concentra em seu poder em conhecimentos e tradições de civilizações politeístas e monoteístas, além de misticismo tribal e grandes segredos do Cristianismo. Seus seguidores acreditam que esse conhecimento será revelado em um momento previsto e poderá mudar a maneira como encaramos a sociedade. Entre os grandes mistérios acerca da RosaCruz estaria a fronteira entre fatos e acontecimentos terrestres e extraterrestres.

Algumas teorias da conspiração indicam que a Ordem RosaCruz tem conhecimento, por sua proximidade com os conhecimentos egípcios de astrologia, sobre vida em outros planetas e visitações de alienígenas à Terra em tempos remotos. Afinal de contas, os egípcios fazem referência a visitantes dos céus em sua arte e sua mitologia, atribuindo às visitas status de divindades.

Símbolos Ordem RosaCruz

  • Rosa

A rosa é símbolo de fonte. Onde os insetos buscam o néctar e distribuem difundindo a vida e sua renovação.

  • Cruz

Embora a cruz seja um símbolo estritamente cristão, a rosa da Ordem é um símbolo místico que, segundo seus membros, anterior ao cristianismo por suas peculiaridades. Porém, sua simbologia seria a salvação, basicamente a mesma do cristianismo.

Rituais Ordem Rosacruz

Pouco se sabe sobre os rituais da RosaCruz, porém o que mais se comenta é a respeito do desenvolvimento do conhecimento sobre a humanidade. Os ensinamentos e conhecimentos protegidos pela Ordem, seriam também aplicados ao longo dos séculos no desenvolvimento da sociedade.

Segundo teorias a respeito, a RosaCruz  atuaria através de místicos, alquimistas, astrólogos e líderes de diversas partes da sociedade refinando o pensamento coletivo até a hora da revelação de uma nova religião. Sempre em busca de um novo mundo e uma nova consciência da humanidade.

 

Sociedades Secretas:

Igreja de Satã

Sociedades Secretas - Igreja de Satã - Photo: istockphoto.com

A Mais aberta de todas as sociedades secretas, a Igreja de Satã foi capitaneada por seu criador Anton Szandor LaVey de 1966 a 1997 (ano da morte do sumo-sacerdote). A Organização religiosa é dedicada ao Satanismo, numa antítese clara ao cristianismo. Conforme já foi explicado, as sociedades secretas não são, em sua maioria, seitas religiosas, porém, a Igreja de Satã é uma das que tem foco numa contra-religião.

As crenças dessa Sociedade Oculta não são sobre céu e inferno. Na verdade, para os membros dessa seita não existe a visão de Satanás como um demônio. Pois não pregam a realização de crimes e outras maldades como forma de oferenda em altar. Os satanistas fundadores criaram uma filosofia de conduta que os diferenciasse dos adoradores do diabo,  e deixaram claro quais eram as diretrizes da real Igreja de Satã.

Suas crenças eram focadas no indivíduo à imagem de Satanás, não como uma entidade sobrenatural (O conceito de sobrenatural não existe para os Satanistas), mas como símbolo da individualidade, idealismo, inteligência e orgulho. O sistema de membros também possui níveis de afiliação e responsabilidades. Também na Igreja de Satã é possível identificar que os lideres e indivíduos de mais alta patente na Ordem, possuem e são responsáveis por ensinamentos místicos seculares.

Esses conhecimentos, sempre à luz das diretrizes da ordem, teriam valor inestimável para os membros e seriam uma nova ótica sobre a história da humanidade. Embora haja mais conhecimento sobre essa sociedade secreta, a Igreja de Satã protege com total sigilo os números da organização, seus membros e como se dão suas reuniões.

Símbolos Igreja de Satã

Símbolos da igreja de Satã - Símbolo de Baphomet

  • A Bíblia Satânica
  • Insígnia de Baphomed
  • Pentagrama
  • Bode

 

 

Rituais Igreja de Satã

Entre os rituais da Igreja de Satã são realizados, além de iniciação, Batismos, Casamentos e Funerais. Dentro dos cultos também são realizados rituais chamados de Magia. Nesses rituais, o Mago, através de conhecimentos de psicologia e hipnose, busca extrair do próprio indivíduo e das forças naturais, o direcionamento para acontecimentos. Segundo os satanistas as coisas mundanas podem ser manipuladas por forças naturais, entre elas o poder da mente do indivíduo.

 

Como essas Sociedades Secretas Afetaram a Humanidade Durante os Tempos?

Segundo as Teorias da Conspiração as Sociedades Secretas, através de sua influência e poder econômico, têm afetado os rumos da história.

Muitos acontecimentos históricos, catastróficos ou revolucionários são alvo de teorias que atribuem a influência das sociedades secretas. Mortes misteriosas de autoridades políticas, culturais e sociais, atentados e golpes de Estado. Acontecimentos atribuídos às sociedades ocultas que manobram os agente,s oficiais ou não, em busca de seus próprios objetivos. Alguns exemplos são bem conhecidos. Não é incomum encontrar no Youtube reuniões Maçônicas que contam com políticos famosos brasileiros.

Seja em época de eleição ou não, os políticos são flagrados palestrando e defendendo seus programas de governos nas principais lojas maçônicas do país. Algo bastante comum também, é verificar fotos que atribuem os cumprimentos Maçônicos e símbolos Illuminatis em encontros entre celebridades e lideranças mundiais.

Levemos em consideração os objetivos ocultos dessas sociedades secretas e seus rituais e diretrizes. Observe que existe sempre uma busca de uma verdade universal. As teorias da conspiração são prósperas em alinhar os pensamentos dessas sociedades secretas à pasteurização do comportamento social. Nestes casos, os modelos pré-estabelecidos estão de acordo com os planos de um possível Governo Mundial.

Repare também que a política e a economia são conduzidas por poucas e grandes corporações, conforme seus próprios interesses. Com certeza essas mesmas empresas já impulsionaram o desenvolvimento de tecnologia e avanços fantásticos nas áreas mais diversas. Porém o monopólio financeiro mundial com alta concentração de renda nas mãos de poucas pessoas. O que inviabiliza a emancipação individual das pessoas, numa espécie de tutela. Mais uma vez, uma estratégia de um possível Governo Mundial.

 

Livros Sobre Sociedades Secretas

Um tema que vende sempre. Na literatura e no cinema, as Sociedades Secretas sempre impulsionam vendas e bilheteria. Um assunto que fascina leitores, espectadores, produtores e escritores. Um trabalho árduo de estudo e arrecadação de documentos para tentar desvendar o misterioso mundo das sociedades ocultas. Um grande prodígio nesta literatura é o escritor Dan Brown, escritor de sucessos como o Código DaVinci, ele também tem um livro específico sobre a Maçonaria, entre outras obras abordando o tema. Confira aqui uma grande lista de Obras e Publicações sobre o tema Sociedades Secretas.

 

Filmes Sobre Sociedades Secretas

O cinema, como uma das artes mais populares do mundos, não deixou de fora o tema: Sociedades Secretas. Muitos filmes abordam direta ou indiretamente o assunto, documentários sobre os rituais, indicação de membros etc, também já foram produzidos. Alguns filmes abordam de forma colateral e algumas séries também. Utilizando como pano de fundo do enredo, rituais e simbologias de hipotéticas sociedades secretas. Conheça algumas Obras sobre Sociedades Secretas que você encontra no NETFLIX:

  • De Olhos Bem Fechados
  • Sociedade dos Poetas Mortos
  • O Código DaVinci
  • A Conspiração
  • House of Cards
  • Dirty Money (Documentário)
  • Conspiracy Files (Documentário)
  • The Traffickers  (Documentário)
  • Wormwood (Documentário)
  • A Lenda do Tesouro Perdido
  • A Liga Extraordinária
  • The Skulls

 

Se as sociedades secretas realmente influenciam a política, economia, cultura etc, não h;a provas cabais. Mas nascem aí todas as desconfianças de que elas participam ativamente da história. Tendo influenciado a história da humanidade, conduzindo o desenvolvimento e avanço conforme conveniência. E Se For Verdade?