A Lenda Urbana da Coca-Cola diz que John Stith Pemberton, o criador da fórmula da Coca-Cola, teria feito um pacto com o diabo para que seu produto fosse um sucesso. O farmacêutico, a quem também se atribui rituais ocultista para criar fórmulas em seu laboratório, teria recebido uma mensagem que este produto seria um sucesso de vendas. Mas haveria um preço a ser pago.

A Lenda Urbana da Coca-Cola conta que uma substancia deveria ser acrescentada à fórmula para que a Coca-Cola se tornasse altamente viciante. Além disso seu aspecto não deveria se parecer em nada com as outras bebidas. Ela deveria ser totalmente o oposto e que a cor preta deveria ser o símbolo de sua obscuridade. Além disso, outras pistas deveriam ser deixadas para que as pessoas soubessem exatamente quem estava no comando da mente viciada delas.

Segundo se conta, o acordo não teria só estas exigências pois o Diabo atrairia as almas sofredoras para seus calabouços. Estas almas sofredoras seriam as pessoas que sofreriam em suas vidas pelos efeitos nocivos do açúcar e de outras substancias contidas no líquido negro.

Quando o produto chegou ao mercado foi um sucesso instantâneo e rapidamente dominou o mercado de refrigerantes de outros continentes.

Um fato curioso é que nos anos 80, devido ao grande sucesso de marketing da Pepsi, a Coca-Cola, já há muito sem seu fundador, resolveu inovar e modificar sua fórmula. Quando lançou a nova coca no Mercado a reação dos consumidores foi a pior possível. Mesmo após diversos testes de sabor com consumidores e aprovação, o lançamento da nova fórmula foi um fracasso de vendas e se tornou um dos maiores prejuízos de marketing já registrados.

coca-cola a marca do diabo

À Esquerda um anúnico da época. À direita a embalagem da nova fórmula e a embalagem da Coca-Cola Classic.

A Coca-Cola se viu obrigada a relançar sua marca acrescentando a palavra “Classic” às novas embalagens. para que o consumidor, furioso e incrédulo, entendesse que a velha fórmula tinha voltado. Embora a presidência da Coca-Cola, à época, tivesse afirmado que não havia muita diferença entre os sabores e as fórmulas.

coca-cola a marca do diabo

Repare que se juntar dois logotipos, espelhá-los e juntar, terá uma imagem de um demônio. É nesta figura que se baseia esta lenda urbana, para afirmar que a Coca-Cola é um produto de sucesso devido ao pacto de seu criado com o Diabo. E Se For Verdade?