Com certeza você já utilizou a câmera do seu celular ou a webcam do seu computador. Alguma vez já parou para pensar que pode estar sendo vigiado através desses equipamentos? Tipo Câmeras Espiãs?

Existe uma teoria da conspiração que diz a respeito da utilização das imagens geradas pelas câmeras do celular, juntamente com as informações de Geolocalização, para criar um perfil de cada pessoa de acordo com os lugares que frequenta, rotas utilizadas e tempo sem deslocamento.

Segundo a teoria, quando você utiliza a sua câmera do celular, é como se uma porta se abrisse para transmissão de dados via internet para servidores secretos. Essas informações são armazenadas e geram um banco de dados impressionante a respeito de todas as pessoas. Esses dados são coletados e mantém alta fidelidade com seu dia-a-dia, pois estamos com o celular 24h e sempre levamos em qualquer lugar.

As Webcams também são parte dessa teoria. Quando você utiliza sua webcam, ela sempre acena o seu funcionamento com uma luz acesa ao lado. Porém essa mesma luz e comandada através de um software, ou seja, existe um comando que aciona a transmissão via Webcam e uma ação condicional na programação que acende a luz. Um hacker pode facilmente desabilitar esta condicional e você nunca saberá se sua webcam está ou não ligada. Vale lembrar que a Webcam que faz parte do monitor do Desktop, Notebook ou Tablet não tem um botão de desligar ou ligar, ou seja, ela está sempre energizada. Restando aquela luz acesa ou apagada indicar seu status ON ou OFF.

Outra característica das Câmeras Espiãs abordada pela teoria é que você, sempre que adiciona novos Apps de utilidade real, é perguntado sobre o acesso à sua câmera ou à sua localização. Quando você permite que aquele software acesse sua cama, você está abrindo todas as portas possíveis para o acesso ao seu redor. Localização + Imagem = análise do seu comportamento e sua vida ao redor.

Há ainda rumores sobre uma empresa que criou um App de lanterna, utilizando o Flash da câmera. Esta empresa teria sido investigada por estar utilizando informações captadas através do acesso à Geolocalização e Imagens da Câmeras Espiãs para oferecer mais confiabilidade e assertividade aos anúncios veiculados no App.

Imagine que você utiliza seu computador para acessar bancos, redes sociais, fazer buscas etc. Que o seu acesso é monitorado através de seu IP é fato. Mas já imaginou que as pessoas podem ver você, sem que você perceba. Conhecer suas expressões faciais de acordo com os sites que você visita? E se for verdade?