Desde o século XVI essas Linhas de Nazca já foram mencionadas na literatura de exploração antiga. Localizadas no deserto de Nazca no Peru, as Linhas são tão famosas quanto misteriosas. Sua origem é desconhecida e isso gera a dúvida de como elas surgiram.

As Linhas de Nazca são formadas basicamente retirando-se as pedras superficialmente, revelando o solo calcário branco do deserto. Mas quem as teria feito e quais as ferramentas teriam sido utilizadas? Num primeiro momento seria simples imaginar a formação dessas linhas pela ação do homem. Porém a localização e o clima cruel do deserto de Nazca, ao mesmo tempo que favorecem a manutenção por tanto tempo dessas linhas, dificultam muito o trabalho do homem, ainda que tivesse feito por escravos.

A falta de vento e chuva ajudam a explicar porque o solo continua marcado, mas a precisão com que foram feitas linhas retas de até 400m de comprimento continuam a intrigar os pesquisadores.

Às Linhas de Nazca são atribuídos significados religiosos e a autoria atribuída, por alguns, às civilizações pré-colombianas que habitavam o sul do Peru. Ainda que haja razão para se pensar dessa forma, qual o propósito de se fazer linhas que não podiam ser compreendidas estando-se na superfície da terra?

A história das Linhas de Nazca teriam sido modificadas quando foram feitas suas primeiras imagens do céu. Elas formavam figuras geométricas e imagens de animais terrestres. As linhas se alongam pela planície desértica formando um sem n;mero de imagens belíssimas e misteriosas.

No caso das civilizações pré-colombianas terem criado as linhas, como elas tinham noção da forma final se não havia tecnologia para olhar as formações por cima? Como saberiam que a forma criada estava proporcional ou as linhas seguiam perfeitamente retas?

Outro fato curioso é que as linhas se aprofundam exatamente 15cm nas pedras para revelar o solo e revelam uma superfície extremamente regular e limpa, solada por calcário. Diversos grupos de pesquisa entre cientistas, arqueólogos, antropólogos, geólogos etc tem visitado a região para estudar e encontrar a principal dúvida: Qual o motivo das linhas terem sido feitas?

Lugares Misteriosos do Mundo - As Linhas de Nazca

Lugares Misteriosos do Mundo – As Linhas de Nazca

 

Lugares Misteriosos do Mundo - As Linhas de Nazca

Lugares Misteriosos do Mundo – As Linhas de Nazca

 

Lugares Misteriosos do Mundo - As Linhas de Nazca

Lugares Misteriosos do Mundo – As Linhas de Nazca

 

Lugares Misteriosos do Mundo - As Linhas de Nazca

Lugares Misteriosos do Mundo – As Linhas de Nazca

As explicações mais comuns são: culto religioso das montanhas e canais de irrigação. Porém há aqueles que acreditam ser uma representação de nossa natureza. Uma oferenda aos deuses que vinham do céu para que eles soubessem o caminho para voltar à Terra, uma vez que foram embora. As Linhas de Nazca seriam uma área de pouso de naves espaciais e que as figuras geométricas funcionariam como instrumentos de navegação. E Se For Verdade?