O Antigo Povo Rapanui, que habitava a Ilha de Páscoa, na costa Chilena, construiu centenas de estátuas de pedra chamadas Moai. Algumas Estátuas da Ilha de Páscoa estão apresentadas da cabeça para cima, outras com pernas e corpo completo. Algumas possuem textos e mensagens deixados pelos Rapanui.

A Intrigante presença dessas estátuas é motivo de grande polêmica, pois qual seria o sentido dessas esculturas. O que elas representariam. Até hoje na se descobriu para que servem e porque elas protegem o litoral da Ilha, enquanto outras protegem os templos do interior da Ilha, ao mesmo tempo que algumas ficam em penhascos como observadoras.

A Ilha de Páscoa está repleta delas. Algumas teorias falam em manifestação artística pura dos Rapanui e demonstração de grande organização e talentos naturais. Porém, existem correntes que dão conta de um grande emaranhado de estátuas em organização e posições não casuais que podem indicar uma referencia a Deuses antigos venerados pelos Rapanui.

Os povos antigos costumavam cultuar diversos Deuses. Sua relação com a Natureza era incrivelmente boa e eles colocavam cada elemento da natureza com um deus bom que traria prosperidade. No caso da Ilha de Páscoa não foi diferente. A Referência a esses deuses estaria justamente na criação de estátuas que protegessem a ilha e cultivassem sua volta um dia.

Algumas teorias indicam que as Estátuas da Ilha de Páscoa conhecidas como “Cabeças” teriam sido colocadas ao longo do litoral para que a ilha ficasse protegida. Ao que tudo indica, elas não possuem apenas a cabeça, mas um corpo gigante escondido embaixo da terra que, segundo a crença Rapanui, poderia se levantar contra agressores que embarcassem via Litoral ou que tentassem atravessar a extensão da Ilha.

Existem algumas estátuas com inscrições que seriam rituais de magia para proteção do povo Rapanui, e também as Estátuas da Ilha de Páscoa posicionadas nos altos penhascos e montanhas, que seriam olheiros e estariam mais próximas aos céus, de onde desceram os deuses. Além disso, há ainda os teóricos que afirmam que as Estátuas da Ilha de Páscoa representam a esperança e eterna vigilância daquele povo à espera da volta de seus Deuses Alienígenas. O que não se sabe é se a aparência é a representação de como eram realmente os Rapanui ou se era uma criação de como eles se imaginavam à imagem e semelhança dos deuses alienígenas que teriam feito parte da história daquele povo. E Se For Verdade?